A busca pela excelência no cuidado com a pessoa idosa exige não apenas sensibilidade e acolhimento, mas também gestão eficiente, controle e planejamento de longo prazo. No Lar União, essa visão vem sendo fortalecida pelo trabalho de Miguel Spiegel, diretor administrativo da instituição, que tem liderado uma importante transformação na forma de gerir processos, recursos e pessoas.
Da vocação ao compromisso com a gestão
Convidado há dois anos pelo presidente Nelson Schneider e pela diretora Silvia Levy para integrar o Conselho do Lar União, Miguel rapidamente percebeu o potencial de contribuir de maneira mais direta. Com grande experiência nas áreas administrativa, financeira e de recursos humanos, passou a olhar para a administração da instituição com um propósito claro: profissionalizar processos e garantir uma gestão baseada em dados, eficiência e sustentabilidade.
Ao se aprofundar nas rotinas administrativas, Miguel identificou a necessidade de maior controle e padronização de informações. A partir daí, implantou um sistema de gestão que permite monitorar e precificar os custos de cada departamento, possibilitando decisões mais assertivas e estratégicas. Com isso, o Lar União passou a compreender melhor as necessidades diferenciadas de cada indivíduo, em termos de autonomia, saúde e assistência humanizada.
Gestão estratégica para promover equidade
A nova gestão trouxe um olhar ampliado quanto ao uso dos espaços e recursos. A instituição passou a valorizar variáveis como vista, proximidade do restaurante, tamanho dos quartos, comodidades e serviços (como a ala de cuidadores compartilhados), o que permite adequar valores de forma justa e transparente, garantindo que pessoas com diferentes condições financeiras recebam o mesmo padrão de cuidado e acolhimento de acordo com suas individualidades.
“Nosso propósito é acolher, entender a necessidade de cada pessoa e buscar soluções reais, não apenas calcular custos. Aqui, o social vem junto com o administrativo. Nunca esquecemos o lado beneficente de nossa ILPI”, resume Miguel.
Viabilizar a permanência de um residente é o principal objetivo. “Saímos do “piloto automático” e individualizamos as negociações com as famílias e a qualificação dos fornecedores”, garantindo que ninguém deixe de receber atenção e dignidade por motivos financeiros. Esse é um dos propósitos de uma instituição beneficente, como o Lar União
Eficiência sem perder a qualidade
O setor de alimentação é um exemplo prático dessa evolução administrativa. Antes, o Lar União trabalhava com apenas dois fornecedores fixos, sem cotações regulares. Com o novo modelo, passou a realizar processos de cotação, qualificação de fornecedores e revisão de cardápios, garantindo sabor, qualidade nutricional e redução de custos.
Sustentabilidade e reinvestimento contínuo
Como destaca o diretor administrativo, o objetivo é ser uma instituição saudável em todos os sentidos, não apenas na área da saúde, mas também nos âmbitos financeiro, administrativo e contábil.
Os recursos recebidos são sempre investidos em qualificação profissional, melhorias estruturais, modernização de processos, conforto e aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos aos residentes.
Hoje, o Lar União opera de forma equilibrada e sustentável, com colaboradores diretos, empresas especializadas terceirizadas e uma equipe administrativa enxuta, trabalhando constantemente para atingir 100% de ocupação.
Esse compromisso reforça a seriedade e a visão de futuro do Lar União: cuidar com excelência, eficiência e responsabilidade, garantindo qualidade de vida sustentabilidade para as próximas gerações.
Miguel trabalha fazendo planejamento de curto, médio e longo prazo.
Transparência e certificações
O Lar União é uma ILPI estruturada e regularizada. Mantém constantemente renovadas nove certificações (nos níveis municipal, estadual e federal) cumpre todas as obrigações fiscais e sindicais de seus profissionais e atua com transparência diante de inspeções de órgãos de fiscalização.
Atualmente, o Lar está em processo de compliance, com auditoria independente permanente e já preparado para a renovação do CEBAS (Certificado de entidade beneficente de assistência social) em 2026.
Outro ponto de destaque que está sendo trabalhado é a contabilidade estruturada com capital social e patrimonial estipulado, reforçando a credibilidade e transparência financeira, pilares essenciais para uma instituição beneficente e sem fins lucrativos.
Pessoas, valores e futuro
O Lar União se orgulha de contar com uma diretoria voluntária unida e parceira, em que cada integrante contribui com sua experiência e comprometimento.
“Temos uma verdadeira união de esforços. A dedicação de todos é o nosso capital social mais valioso”, diz Miguel, o mais recente membro da diretoria, que atua ao lado de profissionais com mais de uma década de contribuição à instituição.
A meta agora é seguir aprimorando os processos e caminhar rumo a um novo estatuto mais moderno e abrangente, a fim de consolidar o Lar União como a melhor ILPI do Rio de Janeiro.
