GASTRONOMIA
“Eu sempre vi a alimentação com um papel crucial tanto fisiologicamente quanto emocionalmente nas nossas vidas. Comer não é apenas um ato de suprir necessidades nutricionais; é também uma atividade que influencia diretamente nosso bem-estar mental e emocional”.
Assim começa o papo com a Chef de cozinha do Lar União, que deixou uma massa crescendo na cozinha para vir conversar um pouco conosco.
Vitória Ferreira Alves chegou no Lar União em 2020 como estagiária, ainda cursando a faculdade de gastronomia. Na infância, ter um restaurante era sua brincadeira favorita, tendo a mãe como cliente. Hoje, aos 26 anos, trabalha como Chefe de cozinha do Lar.
Em um primeiro momento, ela admite, não teve muitas expectativas. Mas ao chegar foi surpreendida positivamente com o estilo de alimentação adotada. Ela diz que todos os dias encontra novos desafios, seja para agradar os moradores mais exigentes ou para tentar tornar a alimentação prazerosa para os moradores com limitações. Com as orientações da nutricionista, ela procura tornar as refeições não só agradáveis ao paladar e esteticamente, mas também nutricionalmente.
Ela faz questão de citar nominalmente toda a equipe da cozinha, dedicada diariamente para atender a todos os moradores da melhor maneira. “É um prazer poder trabalhar com pessoas assim”, afirma Vitória.
Aprender as tradições judaicas tem sido gratificante, e cada ano busca melhorar e aprender coisas novas para tornar especiais esses momentos de celebração tão importantes. “Convido vocês a se juntarem aos nossos moradores no Shabat e ainda degustarem nossas chalot que tem sido um sucesso”, ela diz, orgulhosa.
“Acredito que nossa maior missão é fazer com que nossos moradores se sintam em casa, acolhidos e respeitados. É muito gratificante fazer parte disso”.
Bem-vinda, Vitória. E bom apetite!