A DIRETORIA DO LAR UNIÃO

Três mulheres e oito homens. Idade média, 70 anos. Uma maioria de engenheiros. Alberto, Alexandre, Angélica, Nelson, Nico, Paulo, Renato K, Renato M, Renato W, Sandra e Silvia são os nomes dos atuais voluntários integrantes da diretoria da União.

Cada um com suas características e experiências, formam hoje a equipe que trabalha e luta constantemente para manter e aprimorar os benefícios dos moradores da instituição beneficente.

(Na foto, em sentido horário, do alto: Nelson Schneider, Alexandre Dodeles, Renato Munk, Paulo Amitay, Silvia Levy, Angelica Sztajn, Sandra Lahtermaher, Nico Saceanu e Renato Kallmann; (no centro) Renato Weikersheimer e Alberto Cohen.)

ALBERTO COHEN teve seus pais moradores do Lar. Convidado por Sandra Lahtermaher, hoje na diretoria, presta assessoria em assuntos referentes aos serviços dos órgãos públicos (energia elétrica, água, lixo, etc) e o cumprimento de suas exigências.

ALEXANDRE DODELES foi convidado aos 27 anos, pelo então presidente Hans Wilmersdorfer, para atuar como voluntário e nunca mais saiu. Começou como conselheiro, foi diretor financeiro durante a gestão de quatro presidentes e assumiu a Casa de 2010 a 2016.

ANGÉLICA SZTAJN é “de uma geração em que a maioria das mulheres se dedicava apenas à casa”. Para ela, isso não bastava. Por isso, sempre se dedicou ao trabalho voluntário. Sua avó morou no Lar da Amizade, hoje Lar União, nos anos 1950 e 60. Sua mãe, mesmo residindo em Niterói, foi voluntária no Lar durante muitos anos, dirigindo a oficina de trabalhos manuais e artesanato. Angélica foi convidada pela presidente Sylvia Mekler a participar do Conselho da União, quando se mudou para o Rio. No Lar, já foi presidente do Conselho, secretária da Diretoria e ajudou a formar o Comitê Feminino. Hoje, organiza o Lanche Cultural, realizado uma vez por mês pelos próprios moradores, e é coordenadora de Comunicação.

NELSON SCHNEIDER foi convidado pelo antigo diretor Paul Wolff, durante a gestão de Sylvia Mekler, a participar do planejamento das obras de modernização das instalações. Hoje presidente da Casa, está envolvido diretamente na parte administrativa e operacional, e dedica-se especialmente a encontrar soluções que simplifiquem o funcionamento da Instituição.

NICO SACEANU já conhecia e admirava o trabalho do Lar União, porque visitava parentes próximos que foram moradores. Foi convidado por Nelson Schneider, em meados de 2012, e hoje é diretor tesoureiro.

PAULO AMITAY levou uma tia para o Lar, quando precisou dar a ela um lugar digno para viver. Convidado por Alexandre Dodeles, à época presidente da Casa, envolveu-se nas áreas financeira e patrimonial e, na atual gestão, ocupa a vice-presidência.

RENATO KALLMANN tem uma longa história com o Lar União. Seu pai foi tesoureiro e ativista da Casa durante muitos anos. Conheceu mais profundamente as atividades do Lar através de Kurt Delmonte, presidente por 18 anos. Renato ainda tem claro na memória a festa de inauguração da nova sede na rua Santa Alexandrina. Fez parte do Conselho, a convite de Ernesto Bach, e envolveu-se ainda mais durante a gestão de Sylvia Mekler, que contava com seu irmão Mário Kallmann como colaborador. Neste período, trabalhou junto com Paul Wolff, na época tesoureiro. Presidente do Conselho Geral na gestão anterior, hoje faz parte da diretoria como 2º Tesoureiro.

RENATO MUNK, o segundo Renato da equipe, já participava da diretoria na gestão anterior e foi convidado pelo atual presidente para continuar no time. Colabora “com muito prazer e carinho” com ideias e sugestões nas áreas administrativa e financeira.

RENATO WEIKERSHEIMER chegou ao Lar quando se aposentou, convidado por seu xará Renato Kallmann. Conhecia o Lar através de seus pais, sócios fundadores da ARI, e das visitas de sua mãe às amigas moradoras da Casa. Hoje atua como conselheiro fiscal.

SANDRA LAHTERMAHER conheceu e começou a frequentar o Lar União nos anos 1980, quando seus avós se mudaram para lá. Convidada pelo então presidente Hans Wilmersdorfer, participou inicialmente dos eventos com o grupo feminino, depois do Conselho e, atualmente, cuida do relacionamento entre moradores, Diretoria, Conselho, departamento médico, funcionários e famílias. Sandra conhece todo mundo e a todos dedica muito carinho, para que se sintam bem na nova família que se forma, com o cuidado e a assistência de que necessitam. Além de responsável pelas entrevistas de admissão de moradores, atua na organização dos setores médico e de enfermagem.

SILVIA LEVY é jornalista e foi responsável pelo marketing em diversas empresas. Através de seu primo Paul Wolff, conheceu Alexandre Dodeles, que a convidou para atuar no Lar. Começou ajudando na organização de arquivos e dando apoio à área administrativa. Hoje, a mais nova integrante da diretoria, é responsável pela página do Lar no Facebook bem como pela atualização do site, e foi eleita presidente do Conselho a partir de abril de 2018.