MODERNIZAÇÃO E FUTURO

Ao longo dos últimos 10 anos, foi possível fazer grandes mudanças no atendimento e acolhimento de idosos, junto com uma diretoria composta de voluntários e uma equipe com formação multidisciplinar. Também modernizamos nossa comunicação, que se tornou mais eletrônica, mais ágil, mais próxima.

As mudanças vão desde as instalações modernas com cores vibrantes, à funcionalidades que levam em conta os conceitos de acessibilidade ao idoso e de sustentabilidade.

Coordenar estes trabalhos de modernidade, poder ofertar todos os meus conhecimentos em prol de uma instituição beneficente que se aprimora a cada dia, como profissional de engenharia, me enche de orgulho.

Com o recebimento de doações, foi possível transformar um prédio construído há mais de 65 anos em uma estrutura moderna e funcional. Bem empregar estas verbas no novo lay-out da arquitetura interna e externa, novos apartamentos com conforto e segurança, novas redes hidráulicas com aquecimento solar e reuso fazem a diferença sustentável.

Este ano estamos concluindo a nova lavanderia, com um arrojado projeto de segurança e conforto dentro dos padrões de exigências da Anvisa.

Ainda em 2020 mesmo no meio da pandemia, foi possível implantar um novo sistema de atendimento aos idosos com limitações ou não de movimentos: a Ala compartilhada de cuidadoras e enfermagem, no terceiro pavimento.

Foi fundamental a formação da equipe com treinamento dos profissionais da casa. A equipe afinada com os novos procedimentos, mais a tecnologia de monitoramento instalada de chamada sem fio e detecção de movimentos, sobretudo à noite, oferecem segurança e conforto aos moradores que passaram a integrar este novo sistema, permitindo a dispensa de suas cuidadoras particulares e respectiva redução de custos.


Nelson Dov Schneider com a moradora Chana Knoplech na área de leitura da Ala Ernesto Bach

É flagrante o aumento substancial da qualidade de vida desses residentes. Hoje, a nova Ala está completa e foi iniciada sua implantação no segundo andar, que já possui moradores neste novo sistema.

Para mim é uma experiência emocionante conversar com os nossos moradores, entender as suas dificuldades e ouvir os seus desejos, para transformar as necessidades em realidade, e poder ver o sorriso de satisfação quando são atendidos.

Meu agradecimento aos nossos moradores e suas famílias pela parceria, aos ativistas pelo incansável trabalho voluntário em prol da nossa causa, àqueles que fazem doações para a manutenção, melhoria e projetos do Lar União e à equipe de funcionários pelo esforço e dedicação.

Shalom, muita Paz.

Nelson Schneider
Presidente do Lar União
(novembro de 2020)