MODERNIZAÇÃO E FUTURO

Nelson Dov Schneider
– Presidente da União desde 2016

É um imenso prazer participar desta importante festa dos 80 anos como presidente do Lar União, uma instituição que se renova a cada dia.

Nos últimos dez anos, estive à frente das obras de modernização, em conjunto com a diretoria, elaborando projetos e repensando arquitetura e instalações.

A Ala Ernesto Bach, inaugurada em 2013, homenagem ao nosso antigo presidente que se dedicou de corpo e alma ao crescimento da União, foi um marco na modernização das acomodações.

Com novas suítes e apartamentos, a ala instituiu um novo padrão na qualidade de hotelaria para a terceira idade. Ali, implementou-se a acessibilidade dentro das normas vigentes, que prescrevem fácil acesso aos banheiros, inclusive para cadeirantes, e ausência de degraus, desníveis e obstáculos nas habitações.

Também foram utilizados novos materiais de acabamento, que valorizam beleza e funcionalidade e estabelecem um novo padrão visual para os apartamentos que passam pelo processo de modernização.

Dentro do conceito de sustentabilidade, foram implementados os sistemas de aquecimento de água com placas solares e de reuso de água de banho e lavatório que, após tratamento, é utilizada nas descargas. Hoje, a União é iluminada em quase 90% com lâmpadas de LED; foram eliminadas lâmpadas eletrônicas e fluorescentes que contêm mercúrio e fósforo.

Para mim é uma experiência emocionante conversar com os nossos moradores, entender as suas dificuldades e ouvir os seus desejos, para transformar as necessidades em realidade, e poder ver o sorriso de satisfação quando são atendidos.

Todo o trabalho de engenharia e arquitetura para a melhoria das nossas instalações está em sintonia com nossos idosos e com os funcionários envolvidos na administração. O bom relacionamento é também nossa meta para manter um lar de excelente convivência.


Nelson Dov Schneider com a moradora Chana Knoplech na área de leitura da Ala Ernesto Bach

A comunicação ocupa um lugar de destaque. Nesse sentido, foi criada um página no Facebook, já com 500 curtidas, para divulgar o Lar e aproximá-lo da nossa comunidade. Também o site (www.uniaolar.com.br) foi reestruturado e é constantemente atualizado.

A modernização reduziu custos e melhorou a qualidade das nossas instalações. Isso possibilitou oferecer mais conforto e qualidade de vida aos nossos moradores. Esse intenso trabalho que vem sendo executado ao longo destes anos conta hoje com uma equipe de funcionários – pedreiros, eletricista, bombeiro e pintores – envolvidos na tarefa de transformar um prédio antigo em algo moderno e agradável.

Meu agradecimento aos nossos moradores e suas famílias pela parceria, aos ativistas pelo incansável trabalho voluntário em prol da nossa causa, aos anunciantes desta publicação, àqueles que fazem doações para a manutenção, melhoria e projetos do Lar União e à equipe de funcionários pelo esforço e dedicação.