ASSISTENTE SOCIAL

Cristina Carneiro de Faria já faz parte da equipe do LAR UNIÃO desde 2014, fazendo prestação de serviço uma vez por semana. Começou na administração de Alexandre Dodeles e trabalhava junto com a Diretora Sandra Lahtermaher.

Este ano (2022), ela foi contratada e passou a fazer parte da equipe multidisciplinar de profissionais que atendem os moradores da Casa.

Cristina se formou pela Universidade Veiga de Almeida em 1987 e tem vasta experiencia na área de saúde e geriatria, tendo trabalhado em diversas ILPIs e instituições da comunidade judaica, como a FIERJ.

À pergunta sobre o que faz uma assistente social, seus olhos brilham e ela responde: “Atendimento familiar. Não sei fazer outra coisa! Tem que gostar de ser humano, gostar de interagir, defender os interesses do morador, saber ouvir”.

No Lar União, Cristina faz o acolhimento do morador quando de sua chegada, explica o funcionamento e a rotina da instituição, coleta dados sobre o idoso. Durante a permanência no Lar, faz o acompanhamento diário e eventualmente nas emergências. Faz marcação de exames, conversa e marca as visitas familiares. E se precisar, faz mediação de conflitos!

A assistente social é o interface entre todos os setores do Lar, visando o melhor atendimento e descrevendo a evolução de cada morador no prontuário respectivo. Faz, digamos assim…. o “meio de campo” do jogo..

Tem também um importante papel na parte burocrática, junto ao Ministério Público, à Vigilância Sanitária, o Condepe (Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa), tendo sempre como foco o Estatuto do Idoso.

Cristina gosta de conversar, é detalhista, “tem personalidade”, é solteira, mãe do Bruno, de 23 anos, “amor da minha vida”.