FISIOTERAPIA

A fim de otimizar a assistência fisioterápica do Lar União, em 2024 foram feitas mudanças na dinâmica do atendimento, além de uma renovação de equipe.

O atendimento passou a ser feito conforme o grau de dependência dos moradores. A sala de fisioterapia é utilizada pelos moradores com mais independência;  os mais dependentes, atendidos nos seus apartamentos. A frequência semanal é definida pela equipe médica, conforme tabela  comunicada e coordenada pela equipe de enfermagem.

Esta reorganização do setor visa atender de forma ainda melhor as necessidades individuais dos moradores, oferecendo saúde, bem-estar, cuidados personalizados e busca de maior autonomia.

A Clínica Ativa Mais, empresa com mais de 15 anos de experiência com idosos, se tornou parceira do Lar União para realizar tratamento fisioterápico de excelência aos moradores.

Assim, fisioterapeutas da Ativa Mais são responsáveis pelas sessões em grupo na sala de fisioterapia do Lar.

Claudia Gomes de Albuquerque, que já faz parte da equipe multidisciplinar do Lar, é a fisioterapeuta que atua junto aos residentes com pouca ou nenhuma mobilidade e não podem participar das sessões em grupo.

Esta equipe é então responsável por um trabalho fundamental numa casa de idosos. Seus principais objetivos são o fortalecimento muscular, o aumento de tônus, a recuperação de equilíbrio, tendo como meta primordial a independência dos moradores.

“Qualidade de vida é o ponto chave da fisioterapia para idosos, para que se movimentem, andem sozinhos, se sintam seguros fisicamente e bem psicologicamente”, diz Claudia.

Não se trata apenas de fazer exercício, mas se trata também de um momento de interação, de conversa, de se interessar pelos colegas, de mudar de ambiente. Entre os recursos disponibilizados estão a cinesioterapia (exercícios com ou sem carga), bicicleta ergométrica, equipamentos eletrotermoterápicos (infravermelho, ultrassom), tens, bolas. O espaço de fisioterapia do Lar é amplo, arejado e bem iluminado.

As proprietárias da Clinica Ativa Mais, Ana Carolina Salgado e Annanda Lourenço, fizeram especialização em gerontologia pela UERJ e afirmam: “Acreditamos que movimento é a chave para se ter qualidade de vida e um viver mais saudável.

O Funcional Sênior é um programa de atividades de reabilitação focado nos idosos com sinais de fraqueza muscular, cansaço e alteração de equilíbrio. Depois da avaliação médica, recebem um plano de tratamento e atividades, como musculação terapêutica, circuito contra-quedas e recondicionamento físico.

Claudia e as fisioterapeutas da Ativa Mais fazem relatórios sobre a evolução dos pacientes e os guardam em arquivos para futuras consultas. Trabalham em conjunto com as equipes médicas e de enfermagem, assim como com a nutricionista, trocando informações, quando observam qualquer alteração no quadro dos pacientes.