PSICOLOGIA

Conhece Jorgete Botelho? Não ?
E a Jô?
Ahhhh! Aí todos conhecem !!!

Jorgete Botelho, a Jô, é psicóloga clínica e institucional. Trabalha há 26 anos no Lar União. Suas atitudes gentis e atenciosas explicam facilmente a homenagem que nossos moradores lhe prestam todo ano, no seu aniversário.

“Adoro a Jô”, é uma frase ouvida com frequência.
Jô está presente no Lar 4 vezes por semana, às tardes. Seu trabalho consiste em receber e conversar com os residentes, ajudar na adaptação dos novos que chegam e promover seu entrosamento, além de oferecer apoio emocional quando há percalços e momentos de instabilidade ou de dificuldade de locomoção. Tudo sempre visando a melhoria da sua qualidade de vida.

Mudanças são sempre difíceis, sobretudo para idosos e a adaptação é importante tanto para eles como para suas famílias. O acompanhamento e o suporte psicológico tem que ser constantes.
Além disso, Jô organiza atividades terapêuticas e motivacionais para facilitar o convívio no dia-a-dia, tais como roda de conversa, oficina da memória, palestras, bingo…

“Idoso em atividade física e mental é um dos pilares da gerontologia, pois lhe permite prolongar a autonomia e a independência”, explica ela.

Com este objetivo, ela também orienta cuidadoras e funcionários sobre os cuidados e tratamentos com os idosos.

Jô é uma das autoras do volume 04 da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas, da Summus Editora.

Parabéns, Jô! É muito bom contar com você no Lar União !